quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Papel do Educador no Desenvolvimento Cognitivo da Criança

Ao entrar para a escola a criança o faz cheia de sonhos e expectativas: o que irá aprender? Como isso irá acontecer? Quem serão seus colegas? Como e quem será sua professora...
Organizam o material, preparam a mochila, o lanche, e agora??
Como se processará essa aprendizagem?
Essa pessoa que entra a partir desse momento na vida da criança como alguém “Super”, em quem ela depositará toda a sua confiança vai ensiná-la de forma neutra?
Será capaz de orientar e propor atividades que a levem a encontrar sua autoria de pensamento, estando presente, amparando, auxiliando em suas descobertas, lançando desafios e também porque não sentir-se desafiada?
Esses questionamentos rondam nas cabecinhas das crianças e preocupam pais e profissionais da educação e saúde, pois afinal “qual o papel do professor no desenvolvimento cognitivo das crianças?”
Diria que é fundamental, pois é na escola que a criança realiza muitas de suas descobertas e essas devem ser valorizadas, exploradas e estimuladas, por profissionais que acolham e desafiem de forma adequada a demanda que surgir, pois só assim teremos pessoas capazes de criar sua autoria de pensamento. O professor surge como um exemplo a seguir, suas atitudes, hábitos e palavras ditas serão seguidas a regra muitas vezes gerando conflitos familiares durante os primeiros anos de escolaridade. Pois durante esta época para a criança a professora é quem sabe, quem pode ensinar, então cabe a esta professora mostrar que há vários caminhos que levam ao aprendizado ou a solução de uma situação problema.
Atravessamos por um processo de mudança educacional, hoje a criança participa, é ouvida e constrói seu aprendizado, logicamente sendo bem orientado por seu “ensinante” (Alícia Fernández).
Ao profissional da educação cabe estar atualizado, atento, disponível e usar o bom senso, pois o desenvolvimento cognitivo não depende apenas da transmissão de conhecimentos, mas de trocas onde pode a qualquer momento conduzir ou ser conduzido por seu grupo, procurando sempre que possível conciliar teoria a prática, aliando conteúdos importantes para vencer a série com vivências pessoais de cada um. O aprendizado ocorre em todos os espaços, com todas as informações disponibilizadas pela criança, esse “aprender” também se estende ao professor, pois o verdadeiro educador ou “ensinante” é aquele que participa da aprendizagem como uma dança, envolvendo e sendo envolvido, criando e aceitando a liberdade de criação. E principalmente, estando atento ao que ocorre a sua volta, pois a principal transmissão de conhecimentos se desencadeia através do não dito, do que não está nomeado, do que não é falado. Esses conteúdos estão vinculados a uma série de fatores, tendo aspectos conscientes e inconscientes.
O educador ao transmitir o conhecimento, deve fazê-lo como algo bom, único e significativo para ele, demonstrando prazer em ensinar; assim contagiando com o desejo de aprender, dessa forma teremos uma relação comum entre quem ensina e quem aprende em função de uma outra: A aquisição do conhecimento resultando na aprendizagem.


Anelise Delpino

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